O Google Search Console é um verdadeiro painel de controle para os proprietários de sites que buscam avaliar e melhorar seu desempenho nos resultados de pesquisa do Google. Mas para desbloquear todo o seu potencial, você precisa de um piloto especializado – alguém que sabe exatamente como navegar neste poderoso instrumento.
Se você é um proprietário de site buscando um guia experiente para ajudá-lo a decifrar os dados do Search Console, responder a perguntas sobre o desempenho das páginas, sugerir melhorias para a experiência do usuário, melhorar a indexação e rastreio e identificar novas oportunidades, você precisa de um especialista: um Analista de SEO ou Consultor.
E como você pode encontrar esse profissional? Aqui estão suas opções:
Agência Especializada em SEO: Esta pode ser a opção mais dispendiosa, dependendo da reputação da agência e da escala do seu site. Ao investir em uma agência, é importante lembrar que o valor não está necessariamente no preço, mas na capacidade de compreender a mecânica do seu site e de entregar estratégias eficazes. Mas tenha cuidado: você pode acabar com um analista júnior que ainda está aprendendo e depende de supervisão. O lado bom é que a agência geralmente possui acesso a ferramentas avançadas para análise de palavras-chave e concorrência.
Contratar um Profissional de SEO: Esta opção pode ser mais ou menos cara, mas permite que você traga para o seu time um profissional chave focado em aquisição orgânica. Este é um passo comum para empresas com equipes de marketing já estabelecidas. Lembre-se, é essencial fornecer os meios e a liberdade estratégica para que o SEO consiga atuar. E dependendo do tamanho e da complexidade do seu site, talvez seja necessário mais de um profissional.
Contratar um Consultor de SEO: Pode ser a opção mais econômica, um consultor é um profissional que irá entregar o combinado de forma clara e objetiva. Ideal para quem quer evitar burocracias e otimizar o orçamento. O consultor precisa apenas do acesso ao Search Console para começar a trabalhar. Eles geralmente já têm acesso a outras ferramentas de análise, como o Screaming Frog, e podem combinar essas ferramentas para oferecer uma visão completa do seu site e identificar oportunidades.
Independente da opção escolhida, seu profissional de SEO precisará de acesso ao Google Search Console, a ferramenta gratuita do Google para proprietários de sites. Não se preocupe, os dados do Search Console não são sensíveis e são vistos apenas pelo Google. Para saber mais sobre como conceder acesso ao Search Console, visite: https://support.google.com/webmasters/answer/7687615?hl=pt-BR
O trabalho do profissional de SEO começa com um diagnóstico detalhado do seu site, identificando as necessidades e oportunidades. Em seguida, é feito um levantamento de melhorias que são documentadas e endereçadas para a sua equipe de desenvolvimento.
O próximo passo é o monitoramento contínuo, que é crucial para a identificação rápida de novos problemas, para acompanhar a indexação das páginas, e para entender o desempenho do site. É comum o uso de painéis de dados conectados ao Search Console para facilitar a visualização e o entendimento dos dados.
Na rbmoren, oferecemos um serviço especializado de monitoramento do Search Console e outras ferramentas de SEO, a um custo bem mais acessível que o cobrado por agências. Se você está em busca de uma solução eficaz e econômica, somos a opção perfeita para você. As vagas são limitadas, então não perca tempo. Entre em contato com nosso consultor de SEO hoje mesmo!